O sudeste asiático é uma dessas regiões que surpreende exatamente por ser tão diversa do que, nós ocidentais, estamos habituados. Os costumes são diferentes, as pessoas professam outras religiões, os ingredientes culinários muitas vezes são inusitados e, claro, as paisagens são belas e únicas. Vemos um colorido nas ruas, presente nas roupas, nas decorações e nas construções. Tudo fica muito mais alegre. Mas deve ser mesmo, porque uma característica comum nos países do sudeste asiático é a simpatia das pessoas. Elas recebem todos os que chegam em seus países muito bem.
É impossível falar dessa região do planeta sem comentar as belas praias que fizeram a sua fama, são inúmeras e cada uma mais bonita que a outra. Tão variadas e oferecem tantas belezas que fica difícil escolher qual é a melhor. Conheça um pouco mais de algumas delas.
Esta pequena vila de pescadores fica no norte das Filipinas. O nome parece meio espanhol? E é mesmo, por muito tempo as Filipinas estiveram sob o domínio da Espanha. Chegar a esse paraíso não é tão fácil. Somente pequenos aviões conseguem pousar no miniaeroporto e por isso, El Nido é pouco explorado. É bastante comum encontrar a praia inteirinha só para você aproveitar as águas cristalinas cercadas por falésias de rochas calcárias moldadas pelo tempo. Para conhecer todos os recantos de El Nido e suas 45 pequenas ilhas que formam uma baía, nada melhor do que pegar um caiaque e ir remando sem destino certo, seguindo a intuição, ao sabor do vento.
As águas transparentes são um convite para mergulhar e ver a rica fauna marinha. Você vai encontrar um monte de peixinhos nadando ao seu lado, ou se exibindo para sua câmera. É uma experiência imperdível.
Apesar de ser um lugar bem rústico, El Nido possui restaurantes, bares e uma vida noturna que agrada bastante os viajantes. Uma charmosa vila de pescadores que recebe viajantes do mundo inteiro. Perfeito para conhecer pessoas e viver uma experiência única.
Famosa por ter sido escolhida para cenário do filme “A Praia” estrelado por Leonardo DiCaprio, se você assistiu e adorou as cenas, saiba que ao vivo Maya Bay é ainda mais bonita. Suas águas cristalinas são de um azul-esverdeado impressionante. A vontade imediata é de mergulhar e poder ver o fundo, o que não é difícil porque a transparência é tanta que pequenos corais e peixinhos são facilmente avistados.
Some a isso os paredões de falésias que cercam toda a baía. O mar é tranquilo e perfeito para passear de caiaque, pequenas embarcações ou apenas curtir o mar em família.
Para chegar a Maya Bay você embarca nos long-tails, barcos de madeira, típicos da Tailândia. Como são praticamente iguais, os proprietários colocam fitas coloridas diferentes que ajudam os passageiros a identificar qual é o seu. Cada embarcação leva até 12 pessoas e durante o trajeto fica mais fácil fazer amizade com as outras pessoas.
Em Maya Bay não é permitido pernoitar na ilha, nem mesmo acampar, mas alguns barcos oferecem acomodação. Dá para ver o por do sol maravilhoso e ainda, participar do luau que sempre acontece no final da noite. É uma oportunidade de conhecer gente de todas as partes do mundo. Logo cedo, de manhãzinha, a praia está mais deserta e vai ser todinha sua revelando todo seu esplendor.
O mar azul tranquilo, quase sem ondas, areias claras e limpas. Esta é a recepção que a praia de Nusa Dua oferece aos seus visitantes. Dá para passar horas esticado em uma das espreguiçadeiras só olhando o infinito, sentindo a brisa no rosto e torcendo para que o tempo passe bem devagar.
Na mesma praia que tem esse clima de tranquilidade, no canto mais selvagem, nativos cultivam algas marinhas para comercializar, é uma prática tradicional que garantem o sustento de muitas famílias. É interessante ver como eles fazem a colheita das plantas.
Além desse lado mais rústico, Nua Dua abriga os melhores hotéis de Bali, todos enfileirados na praia. Muitos oferecem mordomias para quem quer aproveitar o trecho de areia em frente ao hotel, que oferece até serviço de garçom. Quem gosta de ser bem atendido, este é o lugar certo. O difícil é escolher em qual deles ficar. Todos são ótimos e um é mais confortável que o outro.
É a maior ilha de um grupo de 64. Ela é perfeita para quem é apaixonado por mergulho e snorkeling. Ficar nas águas tranquilas e cristalinas, podendo ver de perto a vida marinha exuberante é fantástico. Os corais coloridos formam um ecossistema muito rico, mas bastante frágil, de diversos formatos abrigam toda vida marinha, desde peixes de todos os tipos até outros animais pequenos, por isso, os mergulhos são apenas para observação e contemplação, mesmo assim é uma experiência muito fascinante.
Tioman Island faz parte de um parque marinho e o acesso é restrito. Ainda bem, porque a privacidade é maior e a entrada de turistas é controlada, o que ajuda a preservar o meio ambiente.
A baía é rodeada de falésias de granito que formam paredões imensos. Um bosque ao fundo completa o cenário. Tioman Island ainda nos brinda com uma bela cachoeira para você tirar a areia do corpo e relaxar sob a pressão da água.
A praia de Nha Trang é uma grata surpresa que o Vietnã reserva. O lugar parece com uma pequena vila de interior, uma vida pacata, pessoas muito simpáticas, e um ritmo bem sossegado.
Toda essa tranquilidade só é quebrada porque é o lugar ideal para quem gosta de esportes aquáticos dos mais diversos tipos que vão do kitesurf, stand up paddle, caiaque, entre outros.
As praias são bem cuidadas e têm areias brancas e fininhas, e as águas de um azul incrível.
Nha Trang é a mais famosa praia do Vietnã e possui infraestrutura muito bem servida. Não que você vá encontrar quiosques na praia. Mas é só atravessar a avenida que percorre toda orla para encontrar todo tipo de comércio. Existe até um spa de lama, o Long Son Pagoda, localizado nos arredores. Faça uma sessão, se lambuze e fique com a pele renovada, pelo menos é o que garante quem já passou por ali.
Deu fome? Um dos restaurantes à beira-mar serve ótimas refeições. Quer tomar um drinque? Você pode escolher um dos bares dos hotéis ou então, outro que mais agrade.
A vida noturna é bem agitada, principalmente porque a cidade recebe muitos russos. E eles são bem alegres, expansivos e brincalhões. Aproveite a noite em um barzinho para jogar conversa fora ou conhecer pessoas diferentes. Assim é Nha Trang, uma mistura que reúne natureza, esportes, vida noturna, mas sem deixar de lado o conforto que todo viajante deseja.
Viajar ao sudeste asiático é a chance de conhecer muitas praias lindas comentadas em todo o mundo. É também a oportunidade de fazer amizade com pessoas de diversos lugares, conhecer os hábitos locais e descobrir sabores incríveis da culinária de diversos países.