Decidi Viajar

Você tomou a principal decisão: vai viajar! Mas e agora?


Criamos um material muito especial para você que decidiu conhecer novos lugares e viver novas experiências pelo mundo, mas não sabe muito bem por onde começar. Com o nosso passo a passo você pode começar a planejar a sua viagem e evitar surpresas e dores de cabeça na hora de realizar seu sonho.
Leia com atenção e conte conosco para ter uma experiência incrível na sua próxima viagem!

Para maiores informações sobre o COVID19, acesse https://www.iatatravelcentre.com/world.php

Você pode ler agora, abaixo, ou então baixar para ler depois!



VOCÊ DECIDIU VIAJAR, E AGORA?


PARA COMEÇAR

Você precisa verificar:

● a validade do passaporte já que todos os países exigem que seja superior a 6 meses a contar da data do retorno; ● se o passaporte tem 3 folhas em branco, pois essa é uma exigência de todos os órgãos de imigração do mundo; ● se é necessário visto e qual o prazo para sua concessão; ● quais os procedimentos exigidos pelo país a ser visitado em relação à COVID19; ● se é necessário alguma vacina e qual a antecedência mínima exigida para sua aplicação antes do embarque; ● sua carteira de vacina de febre amarela, pois em caso de reacomodação de voo via algum país que exija tal certificado como por exemplo o Panamá, você não poderá embarcar.

No caso de crianças embarcando com um dos pais ou sem os pais

● Embarcando com um filho de até 18 anos incompletos, você precisa apresentar um documento que comprove a filiação. Caso o passaporte não possua este dado, torna-se obrigatório apresentar também a certidão de nascimento original; ● No caso da criança embarcar sem um dos pais, o passaporte deverá conter a autorização por escrito. Caso não a possua, torna-se obrigatória a autorização emitida em cartório, com todos os detalhes do embarque de ida e volta e firma reconhecida; ● No caso da criança embarcar sem os pais, o passaporte deverá conter a autorização por escrito. Caso não a possua, torna-se obrigatória a autorização emitida em cartório, com todos os detalhes do embarque de ida e volta e firma reconhecida de ambos.


Ao iniciar as reservas:

● Envie uma cópia do(s) passaporte(s) para seu agente de viagem. Eles são obrigados a reproduzir seu nome completo nos documentos de viagem, caso contrário a companhia aérea ou os órgãos de inspeção não permitirão o seu embarque; ● Abra o programa de milhas da companhia aérea que viajará ou em uma de suas parceiras. Informe-a ao seu agente de viagem para que suas milhas sejam creditadas. Lembre-se de que o nome no cadastro deverá ser igual ao informado no bilhete aéreo; ● Informe sua preferência de assento (janela ou corredor); ● Informe se tiver alguma restrição (alimentar, mobilidade entre outras) para o devido alinhamento com os prestadores de serviço.


Quais outros documentos você precisa se preocupar?

Para embarcar
Passaporte sempre. Alguns países aceitam nosso R.G. com data de emissão de até 10 anos, mas em caso de uma reacomodação via Panamá por exemplo, você não embarcará sem o passaporte por exigência do país. CREA, OAB, CRM não são aceitos portanto, passaporte sempre.

Para sua saúde
É obrigatório adquirir um seguro saúde para viagens internacionais incluindo cobertura adicional para COVID19. A autoridade da imigração poderá recusar sua entrada no país sem ele.

Para dirigir
Carteira de habilitação nacional original e válida sendo que alguns países exigem a PID (Permissão Internacional para Dirigir), emitida pelo Detran (via web).

Para ficar conectado
Adquira um cartão de telefonia para ter acesso de dados e de voz. Além de emergências, o Waze, WhatsApp, mídias sociais, Facetime, entre outros aplicativos fazem parte de nossa vida diária e precisamos estar conectados.


FAZENDO AS MALAS

Cada companhia aérea e respectiva classe de serviço determinam a franquia de bagagem que você poderá levar a bordo e/ou despachar. Verifique a franquia permitida antes da compra de sua passagem. As cias. aéreas estão muito exigentes em respeito aos limites pré estabelecidos.

Bagagem de mão

Embalagens com líquidos, gel, creme, pasta, aerosol ou similar deverão conter 100ml (3.4oz) no máximo, embalados separadamente dos demais itens de sua bagagem. Qualquer outro item que exceda essa quantidade, deverá ser colocado na bagagem a ser despachada.

Excetua-se da restrição medicamentos com a devida prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais na quantidade necessária a ser consumido durante o vôo, incluindo conexões. Essas deverão ser apresentadas no momento da inspeção.


Importante portar

● cartão de crédito desbloqueado para uso no exterior; ● dinheiro (cash) do país visitado e dólar americano ou euros; ● passaporte válido; ● visto válido (caso necessário); ● comprovante de vacina (caso exigido); ● exame PCR para detecção do Coronavírus (caso exigido); ● seguro saúde com cobertura adicional para COVID19; ● cartão de telefonia; ● Formulário eletrônicos de entradas no país (caso exigido); ● Formulário eletrônicos Anvisa preenchido, obrigatório no retorno ao Brasil https://formulario.anvisa.gov.br/ ● documentação de viagem entregue pelo seu agente de viagem (passagens, vouchers, apólices entre outros);


PRÉ-EMBARQUE

Faça uma cópia de todos os seus documentos e cartões de crédito e leve com você, mantendo em local separado dos originais.

Salve em seu celular os números de telefone, WhatsApp e e-mail de atendimento emergencial do seguro viagem, locadora, chip de telefonia e outros prestadores de serviços. A maioria funciona 24 horas e fala português.

Fotografe todos os documentos de viagem (vouchers, apólices, etc) e guarde na nuvem para qualquer emergência, compartilhando-a com algum amigo ou familiar.

Baixe o app da companhia aérea escolhida. Ele o auxiliará no procedimento de check in online e o informará antecipadamente sobre cancelamentos, alterações de horário, de portão de embarque, assentos etc.

Chegue ao aeroporto com o mínimo de 4 horas de antecedência. Parece muita coisa, mas intempéries climáticas, filas no check in, nos órgãos de inspeção e nos maravilhosos free shops podem atrasar seu embarque.


DURANTE A VIAGEM

Se acontecer algo que envolva um bem material

Em caso de roubo, furto, perda, extravio de itens pessoais que necessitarão reposição ou reembolso, que impactarão o seu bolso ou a continuidade da viagem, será obrigatório dirigir-se a uma delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência detalhando o ocorrido e os itens extraviados. Sem esse documento em mãos, nada se faz.

Caso envolva um bem de terceiros como carro, moto, bicicleta, GPS, entre outros, será obrigatório ligar para o prestador de serviço (atendimento 24 horas do fornecedor) comunicando o ocorrido. Ele dirá o próximo passo a ser seguido.


Se acontecer algo que envolva sua saúde

É obrigatório entrar em contato com a seguradora, comunicar o fato e seguir a orientação dada pelos paramédicos. Caso seja uma emergência, dirija-se ao hospital ou local de primeiros socorros mais próximo, receba o primeiro atendimento e imediatamente após seu restabelecimento, faz-se obrigatório o contato com a seguradora. Caso isso não ocorra, você perderá a cobertura contratada.
Importante: certifique-se dos processos e procedimentos de cobertura oferecidos pelos cartões de crédito. Eles podem variar de acordo com o banco, bandeira e perfil. Exija da operadora de cartão uma cópia da apólice, dessa forma você entenderá seus benefícios.


Se acontecer alguma divergência em relação à documentação da agência de viagem

Hospedagem

Os hotéis são sempre reservados e garantidos através de um cartão de crédito ou pré-pagamento. Porém, caso sua chegada ocorra em horário muito além daquele determinado para check in, é obrigatório avisar o hotel.
O hotel pode entender que você não irá mais e cancelar sua reserva, principalmente as propriedades menores. Em geral, o horário de check é às 15:00 horas e de check out às 11:00 horas. Early check in e late check out só são garantidos com o pagamento de uma diária a mais (anterior à chegada e posterior a partida respectivamente). Exceções a essa regra devem ser tratadas diretamente com o Concierge do hotel mediante disponibilidade de apartamentos no dia. Importante ressaltar que, caso antecipe seu check out, o hotel não reembolsará as diárias não utilizadas.

Locação de carro

As locadoras de carro devem honrar o grupo (veículo e todas as particularidades descritas no seu voucher), desde que o dia e hora de retirada sejam criteriosamente respeitados. Sendo assim:

● não aceite propostas de up grade de veículo com custos adicionais; ● não aceite seguros adicionais sem ter certeza do que está sendo oferecido; ● O contrato assinado é indiscutível - leia atentamente o que está sendo apresentado e só assine algo ciente de seu conteúdo.

Serviços/Tours/Transfers

Caso ocorra qualquer imprevisto, entre em contato com o operador local descrito da documentação da agência de viagens. Eles são os responsáveis pelo serviço e poderão responder prontamente por qualquer falha ou eventualidade.


Embarcando ou retornando ao Brasil

● Faça seu check in eletrônico 72 horas antes do embarque; ● Prepare sua mala na véspera do embarque; ● Reserve o dia do embarque para passeios próximos ao seu hotel; ● Certifique-se que os itens adquiridos no exterior são permitidos, em especial alimentos, bebidas, frutas, sementes e as devidas quantidades; ● Providencie sempre um transporte seguro e de confiança para levá-lo ao aeroporto; ● Verifique se o país oferece “ tax refund”. Caso positivo, informe-se junto ao Concierge do hotel ou balcão de “tourist information” da cidade de como proceder. O aeroporto faz esse processo; ● Chegue ao aeroporto com no mínimo 4 horas de antecedência. Trânsito intenso, filas no check in, nos órgãos de inspeção e nos maravilhosos free shops podem atrasar seu embarque.


Ao voltar de viagem

Guarde os comprovantes de despesa do cartão de crédito até que as mesmas sejam efetivamente debitadas;
Guarde os cartões de embarque até que suas milhas sejam efetivamente creditadas em sua conta.


Importante

Qualquer situação fora dos padrões de contratação, descritas aqui ou não, nos avise de imediato. Nossos equipe de consultores está apta a auxiliá-lo em qualquer demanda deste informativo.



A ATIVA TURISMO LHE DESEJA UMA BOA VIAGEM!!

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