Estar em Roma é voltar no tempo, é reviver o passado do poderoso Império Romano, através do seu legado na arquitetura, na mitologia e nos costumes que você vai descobrindo aos poucos, a cada passeio, em cada cantinho da cidade.
É um verdadeiro presente para apreciadores das artes e da arquitetura. Suas fontes, praças, monumentos, palácios e tantas outras construções imponentes tornam a visita ainda mais incrível. Fica difícil escolher qual local é mais emocionante, qual visita foi mais marcante.
A cidade eterna.
A energia romântica e apaixonada de Roma encanta e contagia quem a visita. Energia essa que é fruto da mistura de um lugar cercado de tamanha beleza arquitetônica com a vibração de um povo expressivo e enérgico, que demonstra seus sentimentos de forma tão genuína. Além disso, possui um mix de estilos que harmoniza de forma muito charmosa, antiguidade e modernidade.
Um fato interessante é que o povo da Roma Antiga acreditava que a cidade continuaria existindo eternamente, mesmo após sua decadência. Muitos poetas e escritores da época a chamavam de A Cidade Eterna, exprimindo sua crença. E essa profecia acabou se concretizando. Inclusive, com o tempo, a cada escavação, uma relíquia era descoberta, remontando assim, a história dessa incrível civilização e assegurando que sua beleza fosse mantida ao longo dos anos.
Do imponente Coliseu…
Mundialmente conhecido, impossível falar de Roma e não falar de Coliseu. E claro, é uma das Sete Maravilhas do Mundo e considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Com uma construção datada por volta de 80 d.C., a imponente arena guarda histórias impressionantes de combates entre gladiadores, lutas de animais e outros tipos de eventos. Tudo isso em meio a grandes festas onde romanos com importantes títulos imperiais erguiam suas taças de vinho para celebrar.
O símbolo da cidade de Roma tem em sua arquitetura influências gregas e romanas, e cerca de impressionantes 48 metros de altura. Construído com tijolos, concreto e pedra calcária, incluindo ainda o mármore travertino. A riqueza de sua obra impressiona até hoje por sua grandiosidade e cuidadosa decoração.
… ao monumental Pantheon.
Um dos mais conservados projetos arquitetônicos da antiguidade, o Pantheon tem a maior cúpula de concreto do mundo. Em seu centro existe uma abertura, chamada óculo, por onde entra a luz do sol. A abertura existe por razões históricas diversas, e uma delas é para que facilitasse a comunicação entre os romanos e suas divindades, já que o edifício foi dedicado aos muitos deuses romanos.
Para quem gosta de se perder nos detalhes, seu interior será um show à parte, pois é todo ornamentado com belíssima pinturas de Giovanni Panini, além de sua cúpula, que vista de dentro é ainda mais impressionante.
As formosas piazzas.
Roma tem uma infinidade de praças monumentais, que sempre são ótimas pedidas para curtir a tarde ou o anoitecer, cercado de muita beleza.
A Piazza Venezia é uma delas e está situada numa região com muitas atrações. Está ao lado dos Museus Capitolinos, e chama atenção também pelo Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II e pelo Museu del Palazzo di Venezia, que já foi um palácio papal. Hoje, abriga em seu acervo uma grande quantidade de peças em cerâmica e estátuas da época cristã.
Tem também a Piazza Navona que abriga três fontes que são as principais atrações da praça: Fontana del Quattro Fiumi, Fontana del Moro e Fontana del Nettuno. Cada qual com suas histórias e lendas. No seu entorno há ótimas opções de restaurantes e frequentemente tem alguma apresentação artística acontecendo, como dançarinos, pintores, músicos, entre outros. O clima é uma delícia.
E a mais famosa delas é a Piazza di Trevi, que abriga a majestosa Fontana di Trevi, eternizada por Fellini, no filme La Dolce Vita. É a maior fonte de Roma e sua arquitetura barroca impressiona pela riqueza de detalhes.
Diz a lenda, que quem joga uma moeda nessa fonte irá retornar à Cidade Eterna, portanto, garanta seu retorno. É fato que devido a sua fama, é uma região muito movimentada. Uma boa dica é fazer essa visita pela manhã, bem cedo, assim você pode curtir a vista de forma quase privada.
Sede da Igreja Católica.
O Vaticano com sua importância para a religião católica é um dos locais mais procurados na cidade. Estado independente, considerado o menor país do mundo, foi criado em 1929, tornando-se sede da Igreja Católica. É onde estão a Basílica de São Pedro que abriga as Tumbas dos Papas, diversos museus e a Capela Sistina.
Na Basílica de São Pedro é onde também está Pietà, de Michelangelo. Uma de suas mais famosas esculturas, representa Jesus morto, nos braços da Virgem Maria. Visitar a Basílica e contemplar essa escultura é inesquecível. A riqueza de detalhes transmite uma forte emoção da cena representada.
No Vaticano, o Papa é chefe absoluto dos poderes legislativos, executivo e judiciário, além de ser a máxima autoridade da Igreja Católica. Fiéis viajam o mundo para chegar a esse lugar, que impressiona por sua grandeza física e espiritual. E para, num domingo, receber a benção do Papa ao meio dia, na Praça de São Pedro, quando ele regularmente aparece por alguns minutos em uma das janelas.
Felicidade gastronômica.
A gastronomia italiana é velha conhecida pela sua fartura, qualidade, sabores fortes e ingredientes frescos. E, mangiare tutto, deixa o povo italiano bem feliz.
As massas, claro, são as grandes estrelas, junto aos queijos e às pizzas, sempre bem acompanhadas de excelentes vinhos ou licores.
Nesse mundo saboroso das massas, destacamos o famoso spaghetti carbonara que é feito com bacon, queijo e ovos, o bucatini all’amatriciana, feito com molho de tomate picante e bacon e o penne all’arrabbiata, que também utiliza o molho de tomate picante, mas com pimentão. Esses são apenas destaques, porque em Roma, você estará sempre bem servido.
As pizzas também são muito procuradas, então saboreie cada pedaço e se divirta percebendo as nuances que as diferenciam das pizzas brasileiras. De massa mais fina e borda simples, o diferencial está na estética e nos ingredientes muito frescos e, óbvio, dos inconfundíveis molhos de tomate.
Um lugar com a importância histórica de Roma, cenário de grandes batalhas, casa de tantos artistas e filósofos, só pode resultar numa experiência incrível. Seja acolhido pela energia dos italianos e se jogue na contemplação de cada canto dessa charmosa cidade e principalmente na degustação de cada uma de suas delícias. Uma forma deliciosa de lembrar dessa aventuras, é guardando cada um de seus sabores na memória.