Inspire-se com a seleção de roteiros para se aventurar numa road trip.
Uma forma deliciosa de conhecer um novo destino, ou de ter um olhar totalmente novo sobre um local já visitado, é através de uma experiência Fly & Drive.
O termo geralmente serve para designar um pacote composto pelo conjunto passagens aéreas, hospedagens e aluguel de um carro. Mas esse formato de viajar, pode também ser chamado de Road Trip ou Self Drive.
Nomenclaturas e significados à parte, o ponto principal é que trata-se de um modelo de viagem onde você terá maior autonomia sobre os pontos que deseja visitar e do tempo que reservará para cada visita.
Além da chance de ter uma relação totalmente diferente com cada lugar. Podendo absorver as paisagens de forma mais ritmada enquanto passa por cada estrada, encontrar locais totalmente inusitados durante o trajeto, fazer pausas que te ofereçam a chance de conhecer muito da cultura local, surpreender-se descobrindo um restaurante, um pequeno estabelecimento fora dos eixos mais badalados, a oportunidade de contemplar um pôr-do-sol… enfim, tudo muito inspirador.
É fato que uma dose de ousadia e espírito aventureiro é necessária, mas indicamos experimentar essa experiência ao menos uma vez na vida, e avisamos que a chance de se apaixonar é grande. E para te apresentar a riqueza de possibilidades que essa modalidade oferece, separamos três destinos especiais para fazer você querer ligar os motores e curtir a forma mais prazerosa de dirigir por aí.
São muitos os motivos que tornam a Islândia uma opção preciosa para uma road trip. Sua tímida extensão territorial e o fato de sua principal estrada, a Ring Road, cortar o país de ponta a ponta são os principais. Além disso, a quantidade de paisagens estonteantes é imensa. A chance de você fazer muitas e muitas paradas é bem grande, e esse é um dos maiores charmes dessa viagem.
Algumas precauções são necessárias. É recomendado fazer a viagem no verão, principalmente para quem não tem prática em dirigir em estradas escorregadias. Inclusive, durante essa estação ocorre o belíssimo fenômeno conhecido como Sol da Meia Noite, período onde o sol fica visível por quase 24h.
Também é interessante investir no aluguel de um carro 4×4, que garante um trajeto mais tranquilo. E, além do GPS, um mapa em papel, à moda antiga, é imprescindível para ser utilizado em regiões mais remotas.
Com tudo isso devidamente considerado o que resta é se deslumbrar com as belas formações rochosas, vulcões, cachoeiras e lagos com icebergs incríveis. Os pontos de destaque são muitos: a fervilhante capital Reykjavik, o trio conhecido como Círculo Dourado: Parque Nacional Thingvellir, Cachoeira Gullfoss e os gêiseres de Haukadalur, o vilarejo de Vik, a Reynisfjara – uma das praias mais impressionantes do mundo; a Lagoa Azul, com suas águas deliciosamente quentes, e de cor exuberante, dentre tantos outros.
Basta você se alinhar com seus desejos, despertar o espírito aventureiro e montar um trajeto com as opções que mais combinem com você.
Para conhecer mais sobre a Islândia, acesse nosso post Islândia, pequeno país de grandes surpresas.
Com suas dimensões continentais, o que não faltam nos EUA são rodovias, inclusive, em perfeitas condições para viagens de carro. Além disso, a diversidade de rotas é também um fator impressionante.
Dentre tantas, o primeiro desafio é qual escolher. A mais famosa é a Rota 66. Com mais de 3 mil quilômetros de extensão, ela cruza 8 estados do país e passa por locais importantes como: Las Vegas, São Francisco, Los Angeles, Dallas, Chicago e Nova York.
Histórica, essa rota tem grande importância turística e cultural no país, atraindo visitantes do mundo todo. Uma dica interessante é que ao longo da estrada você encontra diversos sebos com livros que contam a história dessa rodovia, um prato cheio para os amantes de literatura. Além de ser uma boa chance de fazer uma parada, bater um papo com moradores do local e se aprofundar na cultura americana.
A diversidade de paisagens que essa estrada oferece também é um de seus pontos fortes. O famoso Grand Canyon, o Rio Mississippi, o Deserto Pintado do Arizona e o Parque Nacional da Floresta Petrificada são alguns dos destaques. Além da bela vista das praias do Oceano Pacífico, chegando em Santa Mônica.
Nas grandes cidades, os pontos turísticos mais badalados para visitar durante suas estadias são a Willis Tower, em Chicago, o Arco Gateway em St. Louis e a Golden Gate em São Francisco. Mas, como a grande delícia desse tipo de viagem é selecionar cada atividade de acordo com seu gosto, divirta-se escolhendo suas opções.
Outro destino que desafia os mais indecisos. Oferece diversas opções de rotas, algumas tendo como bela companhia durante todo o percurso rios como o Tejo e o Douro, e todas cercadas de paisagens encantadoras. Difícil acreditar que um país pequeno como Portugal tenha tantas possibilidades e com tantos atrativos em cada uma delas.
Uma opção bem interessante, para se aventurar pela primeira vez é o roteiro entre Lisboa e Porto. Não faltam belas paisagens, boas opções de atividades histórico-culturais, num trajeto relativamente pequeno, com cerca de 300 quilômetros. O que é ótimo pois permite que essa viagem faça parte de um roteiro maior, por Portugal mesmo, ou até por outros países na Europa.
Começando pela encantadora capital portuguesa, Lisboa guarda ruas estreitas e charmosas, com seus bondes elétricos que convidam a uma viagem no tempo. Sua gastronomia é tão convidativa quanto a cidade, e o bom mesmo é se deliciar com uma sardinha assada, e depois adoçar o dia com pasteizinhos de Belém. Na saída de Lisboa, passando por Cascais você verá as mais belas mansões praianas.
Em Sintra o encanto está nos palácios e casarões cheios de histórias, com destaque para o Palácio da Pena. Local que encanta por sua grandiosidade. A parada em Alcobaça vale pela visita ao monumental Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O mosteiro guarda os túmulos de Dom Pedro I e Dona Inês de Castro.
Na encantadora Aveiro, assim como em Veneza, na Itália, um passeio de moliceiro (barco típico da região), na Ria de Aveiro é atividade obrigatória. Por fim, chegando na tão esperada Porto, encante-se com as incríveis atividades culturais como visitar a Casa da Música de Porto, a Livraria Lello, considerada a melhor do mundo, o Palácio de Cristal e todo seu charmosíssimo centro histórico. E claro, deleite-se provando seus melhores vinhos.
Inspirado? No post Portugal: nosso ‘irmão mais velho’ e todo seu encanto apresentamos em mais detalhes diversos outros atrativos do país.