O que fazer no Deserto do Atacama? Sem dúvida, os atrativos da região vão além das dunas de areia. Você se surpreenderá com as montanhas, vulcões, picos nevados, animais selvagens, lagos e muito mais.
Embarque em uma vivência sem igual e permita-se conhecer uma das regiões mais impressionantes do planeta.
Para começar sua viagem, o pequeno vilarejo San Pedro do Atacama, centro turístico de apenas 5 mil habitantes, é a porta de entrada para explorar o destino. Portanto, prepare-se para fazer uma lista com inúmeras atrações.
E divirta-se!
Não deixe de fazer o tour pelas Lagunas Altiplânicas dentro do Parque Nacional dos Flamingos. Vislumbre a beleza das Lagunas Miscanti e Miñiques aos pés de vulcões com picos nevados. As lagunas estão a mais de 4.200 metros de altitude!
Geralmente faz parte do mesmo passeio a exploração do Salar do Atacama, o imenso deserto de sal do Atacama e a lagoa salina Chaxa, também no Parque Nacional dos Flamingos, com seus flamingos e o espetáculo dos vulcões ao fundo.
O nome dos vales é literal por causa da geografia da área. O visitante é brindado com uma região muito árida no Deserto do Atacama.Para os aventureiros, é possível praticar sandbord nas dunas de areia do chamado Vale da Morte.
Não deixe se assustar pelos nomes: o lugar parece mais um paraíso a todas nossas emoções.
Já imaginou acompanhar a erupção de uma nascente termal, que lança água e vapor de ar? Os gêiseres entram em atividade logo ao amanhecer. Então, para ver o fenômeno natural de jatos de água fervente que podem passar de 80º C de temperatura, vale a pena sair do hotel antes das 5 horas da manhã.
Não deixe de apreciar esse fenômeno da natureza que chama a atenção no Deserto do Atacama.
Na sequência de atrações exóticas no Deserto do Atacama, a Laguna Cejar, a a 30 km de San Pedro de Atacama é conhecida como o “Mar Morto da América do Sul” por causa da alta concentração de sal na água, o que causa o efeito de não afundar. Incrível, não?
A fortaleza pré-colombiana de Pukará de Quitor tem data no século 12 e está a apenas 3 km de San Pedro de Atacama. O viajante encontra um pequeno museu para entender mais a origem do local – então, permita-se descobrir um pouco mais sobre este espaço argentino!
A Ativa Turismo possui dois pacotes fascinantes para você escolher o que fazer no Deserto do Atacama além do que foi demonstrado acima – e que são os “queridinhos” por nossos viajantes:
Hospedagem
Se você não sabe por onde começar ou o que faze no Deserto do Atacama, este roteiro é o ideal.
Conforto e tranquilidade farão parte de sua hospedagem em Ayllú de Larache, no vilarejo de San Pedro de Atacama. O ambiente foi criado para evocar tanto a natureza quanto a cultura local. Você se sentirá, portanto, em perfeita harmonia com a região. Com serviços de alto padrão, você sempre voltará de seus tours no deserto para um refúgio aconchegante.
Detalhes diferenciados:
Para desfrutar o melhor que o Deserto do Atacama tem a oferecer, neste pacote você contará com a possibilidade de fazer cavalgadas e caminhadas pelo local. Desta forma, explorará de forma ainda mais profunda as paisagens que saltam aos olhos.
Montanhismo e moutain bike estão disponíveis aos mais aventureiros, que também poderão observar os céus estrelados com nossas sessões de astronomia.
Hospedagem:
Além de explorar as maravilhas citadas acima, neste pacote você terá o hotel Awasi Atacama próximo do centro de San Pedro do Atacama, como aconchego.
A arquitetura do hotel é inspirada em uma vila indígena e garante uma experiência fascinante com a vida local.
Detalhes diferenciados:
Com o hotel a poucos passos do centro, é possível ter um contato ainda mais próximo com a vida cotidiana local de San Pedro do Atacama.
Afinal, você se verá em uma casa de pedra, madeira e argila cercada por espaço de piscina com espreguiçadeiras de manhã; e fogueira acesa ao bar ao ar livre durante o cair da noite. O serviço é impecável e elegante, reconhecido também por sua gastronomia.
O roteiro poderá ser personalizado de acordo com suas preferências, deixando sua experiência ainda mais única.
É provável que sua lista sobre “o que fazer no Deserto do Atacama” seja extensa. Mas não se preocupe em se dirigir a esse incrível destino em uma época específica. O Deserto do Atacama encanta em todas as estações do ano.
Mas se você fizer questão de dias não tão quentes durante o dia e nem tão frios à noite, considere viajar no período do Outono, de março a maio; e na Primavera, de setembro a outubro.
Escolha o que fazer no Deserto do Atacama e deixe a Ativa Turismo levar você a uma vivência exuberante e cheia de descobertas.