Ele pode ser servido quente ou frio e em diferentes formatos. Pode ter fabricação industrial ou artesanal, ter diferentes colorações e ingredientes, mas uma coisa é certa: seja o prato que for, o deleite é garantido! Obviamente, estamos falando do macarrão! Não é por acaso que ele lidera o ranking de comidas mais apreciadas no mundo todo. No dia 25 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Macarrão e nós, aqui da Ativa Turismo, não perdemos tempo: listamos os melhores destinos para comer macarrão pelo mundo!
Se você achou estranho saber que existe um dia do macarrão, saiba que a data foi cunhada durante o 1º Congresso Mundial da Pasta. Sim, o evento ocorreu em Roma, em 1995, e definiu uma data especial para celebrar uma das comidas mais antigas do mundo.
Como sabemos, e embora não seja sua criadora, a Itália é conhecida como a terra da massa por excelência. Por isso, não é de se admirar que o congresso tenha ocorrido em solo italiano. Porém, o macarrão é originário da China e, embora não haja um registro oficial, acredita-se que Marco Polo, explorador veneziano, teria trazido o alimento para a Itália.
Neste post, reunimos 4 destinos, no mundo inteiro, perfeitos para combinar turismo e pratos deliciosos. Mas, embora o macarrão seja o grande mote deste artigo, não se trata especificamente de turismo gastronômico. Junto aos destinos aqui listados apresentaremos outras possibilidades de passeios e atrações para além da mesa.
Nada mais justo do que começar pelo berço do macarrão! Para quem não sabe, o famoso spaghetti é descendente direto do noodles, que pode ser encontrado em diversas feiras de ruas e em famosos restaurantes chineses.
Aliás, Pequim, ou Beijing, é repleta dos tradicionais mercados de rua, um dos passeios obrigatórios pela gigante capital chinesa. Uma dica é o Panjiayuan Market, no sudoeste da cidade, com toda a sorte de antiguidades e artigos variados para enlouquecer o visitante.
Para uma viagem completa, inclua a famosa Rua Wangfujing que significa “boa mansão do príncipe”. Cheia de valor histórico e importante ponto comercial, a rua é repleta de lojas, cafés, barraquinhas de rua e restaurantes.
Além disso, visite pontos clássicos como a Praça Celestial, a Cidade Proibida, o Mausoléu de Mao Tsé-Tung. O Parque Beihai e a magnífica Muralha da China não podem ficar de fora do roteiro.
Em um lugar onde é possível encontrar e experienciar absolutamente tudo, não é de se espantar que seja o destino ideal para comer um excelente macarrão. Na região de Little Italy, bairro localizado em Lower Manhattan, há diversas opções de restaurantes italianos para todos os gostos e bolsos.
Mas uma vez em Nova York é quase obrigatório realizar alguns passeios clássicos! Ver o pôr do sol no Top of The Rock ou Empire State Building. Caminhar pelo Central Park, tirar uma foto na Brooklyn Bridge são alguns deles.
Além disso, se você quiser fugir do roteiro tradicional pela Big Apple, uma dica é o Mercado Malcolm Shabazz, no Harlem, com produtos africanos. O High Line Park e o New York Society Museum e Library também são superinteressantes.
O italiano é um dos idiomas mais falados na Austrália! E a região de Lygon Street, em Melbourne, é conhecida como Little Italy. Como de costume em outras “pequenas Itálias” espalhadas pelo mundo, é lá que o viajante encontra os melhores restaurantes para comer uma massa.
Harmonizando influências inglesas e italianas, a Lygon Street Festa celebra a culinária na região. Além da gastronomia, uma boa pedida de roteiro por Melbourne envolve um passeio pela Federation Square, o coração da cidade e ponto de intensa movimentação cultural.
Aliás, a segunda cidade mais populosa da Austrália é figura recorrente nos rankings de melhores lugares para viver no mundo! Às margens do Yarra River, a cidade oferece história, cultura, segurança e bem-estar para todos que a visitam. Outro passeio indicado é a Hosier Lane, o “Beco do Batman” do outro lado do mundo.
A grande ilha italiana, localizada no mar Mediterrâneo, é conhecida pelo cenário paradisíaco. Natureza majestosa, pequenas cidades medievais, praias incríveis e gastronomia inesquecível são alguns atributos da Sardenha.
Pode parecer estranho, mas é fora da bota italiana que está uma das maiores riquezas culinárias do país. Em meio ao labirinto de precipícios, maciços e grutas do interior. Longe do mar azul-turquesa ofuscante, está o macarrão mais raro do mundo: o su filindeu.
Uma receita de família que apenas três mulheres, no mundo todo, sabem fazer. Su filindeu significa “os fios de Deus” e era uma receita guardada a sete chaves pelas mulheres da família Abraini. Sendo servida apenas aos peregrinos que iam de Nuoro à vila de Lula na ocasião das festas de São Francisco, duas vezes ao ano.
Após muitas tentativas de conseguir a receita, seja por empresas de alimentos ou mesmo chefes famosos como Jamie Oliver, Paola Abraini, uma das guardiãs do su filindeu, começou a disponibilizar o macarrão para alguns estabelecimentos da Sardenha. Além disso, a cozinheira permitiu que emissoras a filmassem preparando a massa. Tudo para que a técnica não morra e se espalhe pelo mundo.
Viva experiências inesquecíveis pelo mundo com a Ativa Turismo! Conheça destinos consagrados pela gastronomia e experimente sabores e texturas que ficarão marcado no seu paladar. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!