A Islândia é a terra natal dos vikings, guerreiros medievais famosos por sua coragem e implacáveis com outros povos. Essa tradição ficou no passado e muita coisa mudou hoje, o país é considerado um dos mais amigáveis do mundo. Recebe super bem os visitantes do mundo inteiro. Além da boa recepção, o país está sendo descoberto por suas paisagens deslumbrantes, vasto território inexplorado e além da segurança que proporciona aos locais e visitantes.
A taxa de criminalidade é a menor do mundo. As ocorrências são muito raras e se acontecem, são consideradas leves pelos padrões mundiais. É comum ver crianças brincando sozinhas nas ruas, casas com portas abertas sem a vigilância, carros estacionados sem alarmes ou trancas. Poder caminhar tranquilamente por suas vias é um privilégio de poucas partes do mundo o resultado disso é um pais cada vez mais visitado por jovens e mulheres de todas as idades que decidem aventurar-se sozinhos em um novo destino buscando conhecer uma nova cultura e contato com a natureza exuberante.
Outro dado que chama a atenção é o índice de alfabetização que chega a aproximadamente 99,9%, o maior do mundo. A maioria da população (97%) é de classe média e praticamente inexiste conflito social.
A Islândia é um dos países menos habitado da Europa, possui apenas 320 mil habitantes. Isso talvez explique a boa receptividade com as pessoas de fora porque é uma oportunidade de estar em contato com outras culturas. Só em termos de comparação, a Inglaterra tem um território praticamente do mesmo tamanho, mas com uma população de 51 milhões de indivíduos.
Nessa ilha vulcânica a natureza explodiu em toda sua magnitude e continua em constante transformação. Existem 22 vulcões ativos e a cada erupção as lavas expelidas (depois que resfriam) vão moldando o território. Muitas das paisagens espetaculares se formaram assim e permaneceram totalmente desabitadas, parecendo cenários de outros planetas. Não foi à toa que muitos filmes de ficção foram rodados ali.
Se no subsolo o calor é intenso, na superfície existe muito gelo e frio a maior parte do ano. Aproximadamente 50% do território é coberto de gelo e outros 15% são ocupados por geleiras (não é à toa que seu nome em inglês é Iceland). O contraste entre frio e quente só torna o país ainda mais instigante e atraente.
Na costa litorânea a temperatura é mais amena e onde vive a maior parte da população. A capital Reykjavík tem uma vida noturna agitada e é um centro que dita tendência na música e comportamento para o resto do país.
Em outras partes existem regiões com atrações imperdíveis:
Oeste: Região dos fiordes (um braço do mar que entra no continente e são rodeados por montanhas rochosas) com vales, cavernas, geleiras e vulcões. É ali que está a maior cachoeira do país (Glymur). Muitas cidades da região promovem festivais de música ao longo do ano para atrair mais turistas.
Leste: É aqui que está a maior floresta do país, pequenos fiordes, ilhas e vilas de pescadores. Durante o verão (de junho a agosto) são promovidas diversas festividades que inclui música e artes variadas que reúnem jovens de toda Europa.
Norte: Possui vales e penínsulas esculpidos pelas lavas. Encontram-se ainda montanhas e muitas cavernas moldadas pela erosão das águas. Por estar mais perto do círculo polar ártico, acontece nessa região o fenômeno “Sol da Meia-Noite” que atrai espectadores de todas as partes do mundo.
Highlands: Indo um pouco para o interior do país existem rios de águas quentes onde é possível se banhar, como em uma verdadeira sauna a céu aberto. Subindo um pouco mais, a partir de uma trilha, chega-se às montanhas e de onde se tem uma vista panorâmica surpreendente. Sentar nas pedras e ouvir o vento soprando dá uma sensação de tranquilidade e plenitude indescritível.
Vulcões: Com mais de duas dezenas de vulcões ativos, os islandeses convivem perfeitamente com a presença deles (até um festival de música foi realizado no interior de um deles que estava inativo). A cada 5 anos em média, um entra em erupção. Com tantas fontes de calor natural, mais de 90% dos lares na Islândia são aquecidos dessa forma. Para se ter uma ideia, os chuveiros não possuem aquecimento, a água é bombeada diretamente das fontes para os aparelhos e chega quentinha.
Aurora Boreal: A Islândia tem o privilégio de oferecer um dos espetáculos mais fascinantes do mundo: a Aurora Boreal. O fenômeno ocorre quando partículas do vento solar entram na atmosfera terrestre criando desenhos multicoloridos no céu durante a noite. É um espetáculo natural inesquecível. Ver as luzes se formando é algo para guardar na memória.
Para onde quer que se olhe, os contrastes da Islândia estão em todos os lugares. No subsolo com o calor dos vulcões e muitas cavernas. Na superfície com as montanhas geladas, vales e fiordes. No céu com o espetáculo da Aurora Boreal e o Sol da Meia-Noite. A Islândia oferece tudo isso e recebe viajantes de todas as partes com hospitalidade e muita alegria.