A gastronomia italiana é famosa em louvar seus ingredientes às possibilidades de sabores mais arrebatadoras. Para isso, a região de Toscana ficará certamente marcada em sua memória sensorial.
Para quem conhece a Toscana, sabe que aqui culinária é coisa séria: são obras-primas emblemáticas do cenário incrível de aromas e sabores que essa região irá te proporcionar.
Este guia da gastronomia italiana é ideal para você, que prefere o requinte de lugares informais e intimistas, pelos quais vamos sempre guardar o cheiro da madeira, o buquê do vinho e o ponto inigualável al dente da massa.
A simplicidade das receitas das trattorias trazem experiências singulares de nostalgia àqueles sabores genuínos de infância, em que tudo tinha um paladar mágico e mais vivo.
Fizemos um compilado dos lugares mais acolhedores para você, que deseja vivenciar a Toscana como um requintado morador local a apreciar locais surpreendentes que não saem nas revistas, nem aparecem na TV.
Transforme-se agora em um bon vivant que conhece o melhor da Itália fora dos holofotes!
Uma publicação compartilhada por La Giostra (@lagiostrafirenze) em
Muito além da boa gastronomia italiana, você tem uma maravilhosa experiência por La Giostra. Atenção: as porções são muito bem-servidas e apresentadas. Delicie-se ainda com um antepasto já garantido pela casa.
O diferencial já se revela no atendimento: uma equipe simpática e disponível, com cumprimentos acolhedores e o auxílio do próprio dono no salão.
La Giostra é um restaurante único. A trattoria é frequentada por locais que exigem a essência do que há de melhor da cidade.
Dica: Faça a reserva antecipada para se garantir junto ao público fiel do local sem maiores esperas.
O local encanta também por ser pequeno, romântico e intimista. As várias pequenas luzes do teto criam uma atmosfera de outro século.
Os pratos são toscanos com algumas interpretações como o ravióli de pecorino com pêra. E a carta de vinhos é vastíssima, deixando os amantes da bebida fascinados pela autenticidade das opções.
A sobremesa surpreendente é o sorvete de arroz, simplesmente extraordinário, excepcional, é bem diferente de tudo que já provamos! Para fechar com chave de ouro, deguste o requintado licor de limão produzido no sul da Itália. O Limoncello é servido fartamente como mais uma gentileza da casa.
Borgo Pinti, 10-18 R, 50121 Florença FI, Itália
De Segunda à Sexta: 12:30–14:30, 19:00–01:00
Sábados e Domingos: 12:15–15:00
Com 40 anos de tradição e situado no coração do Castello di Monteriggione, no meio da Piazza Roma, a sensação transmitida é de uma volta ao tempo. Afinal, o restaurante fica dentro de uma cidadela amuralhada medieval.
Sua genuína estrutura faz parte do complexo do castelo do século XII. Até uma antiga passagem secreta foi descoberta recentemente dentro da adega do restaurante, que leva diretamente para o exterior do castelo.
Por lá você pode optar por se sentar ao jardim, em uma atmosfera calma e privada; se acomodar dentro da típica sala rústica de estilo toscano; ou se confortar perto da praça, ao centro do castelo.
Não deixe de saborear:
Sr. Vittorio, dono e gerente, descreve o triunfo do recinto: “São nossos próprios chefs que preparam as iguarias de uma cozinha toscana típica”.
A recomendação é a massa com creme de trufas. Para molhar a boca, a adega pode te oferecer taças do famoso Chianti Classico DOCG.
Piazza Roma, 20, 53035 Monteriggioni SI, Itália
De Terça a Sábado: 12:15–15:00, 19:30–22:00
Domingos:19:00–01:00
Mentalize um clima de taverna, típico pitoresco, rústico e muito agradável. Assim é a a Osteria da Cice, especialista em produzir jantares que te levam a uma vivência inesquecível quando o assunto é a gastronomia italiana.
Não deixe de saborear:
Dentre os pratos especiais da casa, saltam aos olhos: entradas como o antepasto de batata com tartuffo; o risoto de arroz negro com linguiça de javali; bisteca com mel e maçã; carne de cinghiale (javali); e uma pasta de ricota ao tartufo (trufada).
Para fazer companhia a esses pratos, a grande sacada é o Chianti da casa. O rótulo, conhecido por suas notas jovens de frutas avermelhadas e frescas, tem um valor simbólico de 3€, o que retrata o caráter singelo do recinto.
O local é visivelmente frequentado por locais com a sensação de tesouro culinário escondido no coração de Siena.
Uma jovem chef dá seu toque final às receitas. Não é difícil presenciar visitantes agradecendo pessoalmente à ela pela experiência gastronômica. Como se costuma dizer em italiano: “BRAVO!”.
Via S. Pietro, 32, 53100 Siena SI, Itália
De Segunda a Sábado: 12:15–15:00, 19:15–22:00
Domingos: 12:15–15:00
O que acha de se deliciar com o melhor sorvete do mundo?
Ganhador duas vezes do Prêmio Mundial do Melhor Sorvete do Mundo pela Gelato World Champion, não deixe de visitar a Gelateria Dondoli. São mais de 100 sabores, mas o campeão de vendas é o de chocolate.
Sr. Dondoli, o dono do local, faz com que o local chame ainda mais atenção por seu atendimento: ele faz questão de cumprimentar todos da fila, perguntando de onde são, fazendo piadas e distraindo a todos. Tirar uma foto com ele e com uma de suas iguarias gastronômicas, um de seus gelatos, é uma boa lembrança para ter da Toscana.
Não deixe de saborear:
A textura cremosa e singular dos gelatos ganha destaque em sabores inusitados como: lichia com rosas; vinho branco; pistache com limão; pêra e blueberry com lavanda; tiramissú; gorgonzola com nozes; chocolate com laranja; e azeite de oliva.
Piazza Della Cisterna, 4, 53037 San Gimignano SI, Itália
De Segunda a Domingo: 09:00–23:00
O mágico mesmo é viver a experiência de saborear o melhor que a gastronomia italiana tem a oferecer em Toscana em sua suma essência, desde as genuínas trattorias aos requintados bistrots.
Aproveite cada experiência ao paladar que este paraíso do sabor tem a lhe oferecer!