A Grécia é famosa pela riqueza de sua história e de sua mitologia. Esse lindo país do sudeste europeu possui várias ilhas ao longo dos mares Egeu e Jônico. Suas construções históricas e a beleza de suas praias também são inspiradoras. E os pratos típicos da Grécia fazem desse destino um lugar que você precisa incluir no seu roteiro de viagens.
O país também é conhecido pela enorme influência em nossa cultura: a Grécia é considerada o berço da civilização ocidental. Alguns de seus templos da antiguidade clássica, embora danificados pelo tempo, ainda podem ser admirados por seus turistas, que se fascinam todos os anos com as belezas do país.
A cozinha grega faz parte da chamada culinária mediterrânea, que vem ganhando cada vez mais espaço na mesa de quem busca uma vida mais saudável. A gastronomia do país prioriza o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras, cereais, frutos do mar, oleaginosas e muito azeite de oliva. Além de deliciosa, essa dieta é considerada uma das mais saudáveis do mundo.
A riqueza da culinária grega vem da mistura de influências com as culinárias da Itália, dos Bálcãs e do Oriente Médio. Também há bastante influência da cozinha turca.
Ficou curioso? Continue lendo e conheça os mais famosos e tradicionais pratos da culinária grega:
Este é o prato mais conhecido da Grécia. A moussaka é basicamente uma deliciosa lasanha. Porém, no lugar da massa, berinjela cortada em fatias finas formam a receita. O prato também leva carne de cordeiro, molho de tomate, azeite e molho branco. Tudo ricamente temperado, é claro.
Na Grécia, o momento da refeição é bastante valorizado e especial. Para começar a refeição em grande estilo, são servidos os mezes. A palavra “mezes” quer dizer entrada. São como os petiscos aqui do Brasil. Geralmente são servidas à base de azeitonas, queijos ou carnes.
Souvlaki é bem parecido com o churrasquinho brasileiro: carne cortada em pedaços pequenos e assada em um espeto. É uma espécie de comida de rua, bastante popular e facilmente encontrada.
Você conhece o kebab turco? Ele é um grande espeto com carne, girando na vertical, depois colocada dentro do pão pita. O gyros segue a mesma lógica. Inclusive o próprio nome do prato vem da palavra “girar”. Geralmente, a carne é de porco ou carneiro.
A palavra quer dizer “recheio”: basicamente é tomate ou pimentão recheado com arroz. Simples, porém delicioso.
Para compor uma refeição completa não poderia faltar uma saladinha fresca, não é? A salada grega é feita à base de tomate, pepinos, azeitonas e queijo feta. O feta é um queijo típico da Grécia, feito com leite de cabra ou de ovelha.
A salada grega é bastante utilizada em preparações da culinária do país. Ela pode vir acompanhada de um molho à base de azeite, pimenta e sal.
É uma espécie de petisco (pode entrar na categoria dos mezes). Consiste em queijo, geralmente o feta, empanado e frito. Os pedaços de queijo são grossos e o prato pode ser servido com limão e pimenta.
Como a moussaka, pastitsio também é uma espécie de lasanha. Mas no lugar da massa tradicional, são colocadas camadas de macarrão. No recheio, vai carne moída bastante temperada com especiarias como canela, salsinha, louro, páprica e cominho. Um pouco de vinho seco também dá um toque especial na carne. O prato também leva uma bela camada de molho bechamel.
Uzo é a bebida destilada tradicional da Grécia. É bastante forte, podendo chegar a 50% de teor alcóolico. Para ficar mais suave, pode ser misturada com água.
E aí, deu água na boca? Não fique só sonhando, planeje sua viagem com a Ativa Turismo e conheça as delícias da culinária grega na própria origem. Entre em contato!