Se você adora lugares vibrantes, cheios de histórias para contar, bela arquitetura, ótimas opções de gastronomia e locais para curtir uma boa música, Cartagena das Índias é perfeita para você. E se o seu tipo de viagem preferido é mais voltado para relaxar e curtir estonteantes belezas naturais, não se preocupe, esse destino também oferece muitas opções de lazer focadas em passeios mais calmos.
A colorida e festiva Cartagena das Índias fica na Colômbia, em seu litoral caribenho. A cerca de uma hora de avião de Bogotá, ela é a quinta maior cidade colombiana, também conhecida apenas como Cartagena.
A cidade teve um papel bastante importante na expansão do império espanhol nas Américas: foi a moradia dos vice-reis espanhóis. Além de ter sido um dos portos mais importantes no período colonial. Por conta dessa notoriedade, a cidade sofria com muitos assaltos de piratas. Assim foi construído um muro ao redor da cidades, que, juntamente com o Castelo San Felipe de Barajas, evitou muitos ataques.
Hoje, a cidade que já foi Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, também é, desde 1984, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade (UNESCO). Por isso, caminhar pelas ruas e fazer belas fotos é um passeio imperdível.
As pessoas do local utilizam o Peso Colombiano, que corresponde a aproximadamente R$ 0,0013 (cotação de janeiro de 2020). Tenha atenção redobrada caso leve Dólares Americanos, pois essa moeda não é aceita em muitos lugares. Nos estabelecimentos que aceitam, a conversão utilizada pode não ser das mais favoráveis.
Com clima tropical, a cidade tem temperaturas que oscilam entre calor alto e moderado. De maio a novembro, é comum a presença de chuvas à tarde. Já o período de dezembro a abril é a estação mais seca do ano no local.
Para chegar lá, saindo do Brasil, a melhor opção é pegar um avião até Bogotá e pegar um voo até Cartagena. Mas antes de comprar as passagens ou fechar o pacote, é importante saber como aproveitar as atrações de Cartagena.
Cartagena era uma cidade construída na parte de dentro de um muro, onde viviam as pessoas mais ricas da região. Hoje, a Cidade Amuralhada concentra os melhores bares, hotéis e restaurantes. As coloridíssimas casas coloniais ainda preservam o charme da época.
O Castelo San Felipe de Barajas na verdade é um forte construído pelos espanhóis na época da colonização para proteger a cidade de invasões. Repleta de túneis e passagens secretas, essa imponente construção fica a mais ou menos 20 minutos do centro histórico da cidade.
Chiva é uma espécie de ônibus, mas todo aberto e sem vidros. Passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Sai todos os dias da Torre do Relógio, entre 13h30 e 14h.
Cartagena também tem seu ponto de encontro de bares e restaurantes. A Praça de Santo Domingo fica lotada tanto de dia quanto à noite e é perfeita para curtir o agito da cidade.
Formado por 30 ilhas, o Arquipélago do Rosário encontra-se a aproximadamente 45 minutos de barco de Cartagena. Esta atração é o perfeito paraíso caribenho, de águas cristalinas e clima tropical. Um tour pelo local vai deixar sua viagem muito mais incrível!
Este é o antigo bairro dos escravos de Cartagena. Atualmente, o Bairro Getsemani é uma região bastante viva e colorida. Não faltam restaurantes, muros grafitados e festas de rua.
Cartagena foi sede do Tribunal do Santo Ofício, conhecido pela perseguição aos que a Igreja Católica considerava hereges e praticantes de feitiçaria. O térreo da construção é onde são exibidos os antigos instrumentos de tortura. Portanto, visitar este ponto turístico é como voltar no tempo.
E aí, ficou curioso para conhecer este paraíso natural cheio de atrações culturais e históricas? Fale conosco para planejar sua viagem!