O segundo maior país em extensão do mundo reúne diversos cenários em uma só nação. Montanhas cobertas de neve, rios repletos de peixes, ideais para a pesca, corredeiras para praticar esportes radicais, florestas bem preservadas, metrópoles que proporcionam um ritmo variado, atividades culturais em profusão e muita qualidade de vida.
Prestes a completar 150 anos de sua independência, ainda neste ano, o Canadá oferece muitas experiências aos seus visitantes.
A cadeia de Montanhas Rochosas ou Rockies para os mais íntimos, cortam o oeste do Canadá e criam cenários sinuosos e coloridos espetaculares. Seus picos elevadíssimos, cobertos por neve, reinam imponentes. Florestas densas aos seus pés com uma rica fauna ficam pequenas diante de tanta grandiosidade. Para completar, lagos e rios de águas claras cortam a paisagem que é digna de cartão postal.
Uma outra forma de curtir a natureza do Canadá é através de seus muitos parques nacionais, como o Banff e o Jasper. Ambos são considerados uma das maiores áreas de proteção ambiental do mundo, onde são encontrados alces, ursos, esquilos, castores e muitos outros animais que podem viver tranquilamente sem a interferência humana. Além de preservar a vida selvagem, os parques contam com infraestrutura completa para receber muito bem seus visitantes, com restaurantes, bares, áreas de camping e piquenique, trilhas para mountain bike e trekking e ainda oferecem passeios de canoas, entre outras atividades.
Quando o assunto é natureza, sua força e sua beleza, não podemos deixar de citar um dos pontos turísticos mais famosos do mundo: as Cataratas do Niágara. Divisa natural entre o Canadá e os Estados Unidos, o complexo de quedas d’água em formato de ferradura, além de ser uma das maravilhas do mundo, é uma área de preservação ambiental. Mesmo assim é permitido que embarcações autorizadas façam um pequeno cruzeiro no lago que se forma abaixo das quedas, e cheguem bem perto das cachoeiras, tornando a aventura emocionante. É um momento único e impressionante que nos relembra da nossa real dimensão.
Ottawa, capital do Canadá, como todas as grandes metrópoles oferece um múltiplo cardápio de atrações. Lindos parques que podem ser curtidos a sós, com a família, ou mesmo sozinho num dia de tranquilidade, vida cultural movimentada: são inúmeros museus (como o Museu da Guerra, a Galeria Nacional, o Museu Canadense de Natureza), shows, peças de teatro e atividades noturnas das mais agitadas nos bares, restaurantes e casas noturnas. Uma excelente opção que pode ser feita entre um passeio e outro, é acompanhar a troca de guardas no Parlamento Canadense. Um espetáculo de sincronia e disciplina.
Toronto é outra cidade que vale a pena conhecer. Comece pelo alto, indo até o topo da CN Tower com seus 553 metros de altura. Por muito tempo, foi considerada a construção mais alta do mundo, e nela você terá uma vista panorâmica de toda a cidade. Para os românticos a indicação é o Loma, museu dedicado ao amor, com inúmeros cômodos e estátuas que representam esse sentimento que move a humanidade. Outras atrações de Toronto são o Museu Real de Toronto, o Centro de Ciências, o High Park e os inúmeros restaurantes, bares, cafés e casas noturnas para os mais agitados.
A misteriosa Quebec, cercada de por suas muralhas, é onde muito se nota a herança histórica desse país. Os passeios de imersão, para contemplar e conhecer toda a herança deixada pelos colonizadores, são imperdíveis. Apreciar suas muralhas, o centro histórico, a Basilique-Cathédrale Notre Dame e o Musée de l’Amerique Française – considerado um dos melhores do Canadá, são atividades enriquecedoras e deliciosas. E, durante o seu trajeto, não deixe de escolher uma das excelentes opções de restaurantes. A gastronomia de Quebec é tão emblemática quando a cidade em si. Um deleite.
Já Montreal é a segunda cidade mais populosa do país. Como também foi colonizada por franceses, é comum ouvir o sotaque nas conversas dos nativos. Mas o inglês também é falado, aliás, o Canadá tem esses dois idiomas como oficiais. A cidade possui diversos parques muito bem cuidados, que ajudam a equilibrar natureza com a movimentação urbana. Alguns dos que mais se destacam são o Jardim Botânico, o Parque Monte Royal e o Parque Jeam Drapeau. A indústria cultural em Toronto tem grande atuação, promovendo espetáculos, mantendo teatros, museus, bibliotecas, sempre impecáveis.
O Canadá reúne inúmeros atrativos para compor sua viagem de forma especial. Seja nas emocionantes paisagens naturais ou nas grandes cidades e suas atrações culturais e gastronômicas que proporcionam experiências enriquecedoras
Uma boa notícia para nós é que o país aboliu a necessidade de vistos de entrada para brasileiros que tenham visto emitido nos últimos 10 anos ou visto americano de não imigrante válido, o que é mais um estímulo para visitá-lo. A partir de agora, é possível apenas solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), um procedimento simples, de baixo custo e rápido. Se precisar de mais informações sobre a eTA, clique aqui.
E neste ano, a visita será ainda mais especial, devido à celebração dos 150 anos de sua independência. Que tal programar uma viagem e participar das festividades?