O viajante que pretende explorar a Cidade Perdida em grande estilo, tem a possibilidade de experimentar não somente um caminho inca de Machu Picchu. Uma das opções é embarcar na Aventura de Salkantay.
A trilha é uma viagem que começa no grande pico da Cordilheira dos Andes, considerado o segundo mais alto de Cusco. O trajeto, que conta com florestas surpreendentes e montanhas grandiosas, permite ao viajante uma travessia de até cinco dias. Essa pode ser realizada com apoio de cavalos, carro e bicicleta para enfrentar os obstáculos naturais.
Diferente dos percursos tradicionais, esse circuito até Machu Picchu é feito pelas costas das montanhas peruanas. A região do nevado de Salkantay presenteia o viajante com uma paisagem única, repleta por picos, lagos e belos cenários da natureza. O resultado são fotos deslumbrantes e momentos que ficarão na memória.
Para ajudar, a Ativa Turismo preparou algumas dicas de roteiros para seguir. Saiba aqui como contratar essa trilha inesquecível até a cidade inca de Machu Picchu.
O caminho tem início no povoado de Mollepata, no município de Abancay, que fica a três horas de Cusco e próximo à montanha de Salkantay. Lá, o viajante fará uma trilha histórica passando por aldeias, onde moradores ainda conservam antigas tradições, até chegar à mística Machu Picchu, símbolo do Império Inca.
Durante os passeios, é possível avistar lagos de águas cristalinas. O cenário fica ainda mais exuberante com as geleiras da cordilheira de Vilcabamba, que contrastam com o branco da neve e o intenso céu azul das serras.
Antes de visitar as ruínas incas e a aldeia montanhosa de Molepata, primeiro trajeto da caminhada, o destino será o acolhedor hotel Salkantay Lodge. No local, o viajante aproveita um banho quente nas jacuzzis ao ar livre e serviços de massagem. Ainda, degusta de uma gastronomia exclusiva, com vinhos selecionados e atendimento altamente personalizado pela equipe do local.
Mas a aventura de Salkantay vai além das pousadas luxuosas e caminhadas com vistas cinematográficas. Para o viajante, é uma oportunidade única de vivenciar de perto a história na Terra dos Incas e explorar a exótica variedade de flora e fauna, na companhia dos amigos e da família.
Na caminhada é possível conhecer um dos principais cartões postais do Peru. As paisagens de tirar o fôlego levam até a maravilhosa Lagoa de Humantay, alimentada por geleiras, com vistas para a montanha de Salkantay.
O ponto mais alto da trilha de Salkantay fica por conta da chegada dos viajantes até o topo da montanha. Lá, é possível contemplar as vistas da neve da Cordilheira de Vilcabamba em todos os ângulos.
Na descida, ao longo do rio Salkantay, os caminhantes podem observar e acessar a floresta da região peruana. O caminho possui pedras ao longo de todo o percurso, mas a temperatura quente da selva, as borboletas coloridas e orquídeas marcantes fazem valer toda a rota. A dica é experimentar a Pachamanca, uma refeição tradicional peruana.
As áreas rurais mais povoadas do Peru ficam no Vale do Rio Santa Teresa, um lugar rodeado por plantações de banana e abacate. A dica é fazer um piquenique à beira do rio e depois visitar uma plantação de café, antes do final do dia.
O local também é conhecido pelas águas termais de Hot Spring. Depois de todo o esforço físico, é possível acampar e descansar o corpo e a mente em piscinas com temperaturas de até 30ºC.
No último dia de caminhada, o viajante passará pela cidade inca repleta de ruínas e com vista espetacular do famoso Santuário de Machu Picchu. É a paisagem perfeita, mas que poucos têm a chance de admirar. Depois de contemplar o momento, o turista irá embarcar no trem com destino ao destino final: Machu Picchu.
Por fim, o turista chegará à cidadela inca e poderá conhecê-la em um tour guiado de duas horas pelas ruínas. Depois, a sugestão é explorar o local por conta própria ou caminhar pela região natural de Huayna Picchu.
Assim, quem tiver a oportunidade desvendar o caminho inca de Machu Picchu se sentirá dentro de um cenário de filme. Paisagens magníficas e conservadas reservam a cultura e história do Peru, relevando uma imponência dificilmente encontrada em outra região do mundo.