Se o litoral do sul do Brasil costuma ser um dos destinos preferidos dos argentinos, Buenos Aires é, com certeza, uma das cidades que mais recebe visitantes brasileiros.
Seduzidos pela moeda, muito desvalorizada em relação ao real, pela proximidade do país vizinho ou até por não ser necessário visto ou passaporte, a Argentina, e principalmente a capital Buenos Aires, é um dos destinos mais visitados por turistas do Brasil.
Mas além de todas as facilidades, quais outros motivos fazem de Buenos Aires um lugar tão agradável de ser visitado pelos brasileiros? As respostas são várias e provavelmente vão te deixar com vontade de conhecer a terra dos nossos hermanos.
Se nosso país possui uma culinária muito forte, com diversas comidas típicas em cada região brasileira, a Argentina também possui iguarias que deixam qualquer um com água na boca.
Um dos principais destaques é o doce de leite argentino. Verdadeira paixão nacional, o doce pode ser encontrado em várias formas, seja in natura e até em diversas guloseimas recheadas, como o famoso alfajor, chocolates, sorvetes, tortas e o que mais você tiver vontade de provar. Caminhando pelas ruas de Buenos Aires é possível encontrar muitas lojas onde é possível encontrar o produto nas mais diferentes variações. Parte delas conta com vendedores ou até mesmo donos brasileiros, facilitando as compras dos viajantes que não se arriscam no “portunhol”.
Se você prefere os salgados, as opções são as mais variadas. Para os amantes de um bom churrasco, o bife de chorizo é um grande atrativo. Conhecido pela sua maciez, o bife de chorizo é um corte sem osso e extraído do contra filé, que é tradicional nas churrascarias de um país bastante conhecido pela nobreza seus cortes de carne.
Mas se a ideia é comer algo que é mais tradicional e difícil de ser encontrado no Brasil, as empanadas são o carro-chefe. Uma espécie de pastel argentino, as empanadas são muito bem recheadas, principalmente com queijo, cebola, carne e jamón, o presunto argentino. Vendidas nas ruas ou em restaurantes tradicionais, elas são ideais para um lanche da tarde, sendo uma verdadeira experiência gastronômica para qualquer estrangeiro que desembarca no país.
País com forte influência europeia, a Argentina tem sua história contada em cada um dos monumentos espalhados por Buenos Aires. Passeios como o tour pelo Teatro Colón e pelo Cemitério da Recoleta são indispensáveis para quem quiser viver um pouco da cultura argentina.
O Teatro é um verdadeiro espetáculo por dentro, com diversas obras de artes, esculturas em metais preciosos que mostram parte da influência italiana e francesa. Já o Cemitério é uma experiência única e inesquecível. Diferente da maioria dos cemitérios, o da Recoleta tem imponentes mausoléus, onde encontram-se enterradas diversas personalidades do país, em sua maioria políticos e militares. O túmulo mais famoso é, certamente, o de Evita Perón, um dos poucos onde é possível encontrar flores deixadas pelos admiradores da antiga primeira dama.
Além dos monumentos, a cultura argentina é vivida nas ruas da capital. Shows de tango acontecem em plena luz do dia nas movimentadas ruas do Centro de Buenos Aires, e não se espante caso você seja convidado a participar da dança. Se você busca algo mais sofisticado, diversos restaurantes bares oferecem espetáculos de tango acompanhados de comidas típicas e um bom vinho argentino.
Como nós brasileiros, os argentinos também são extremamente apaixonados por futebol. Para quem gosta de verdade do esporte, Buenos Aires é um prato cheio. Com dezenas de clubes é possível conhecer estádios lendários como La Bombonera, do Boca Juniors, e o Monumental de Nuñez, que abriga as partidas do River Plate e da Seleção argentina. Assistir a uma disputa em um desses estádios é muito difícil, já que os ingressos se esgotam rapidamente nas mãos dos sócios dos clubes. Porém, o tour pelos campos já vale muito a pena para quem é apaixonado por futebol.
Se a intenção é curtir uma partida in loco, existem outras opções mais viáveis. São quase 30 clubes profissionais que disputam alguma divisão do campeonato local. Além de Boca e River, outros clubes grandes como Racing, Indepiendente e San Lorenzo são sediados em Buenos Aires e, apesar de contarem com torcidas fanáticas, possuem bem menos adeptos que os dois principais, tornando a missão de conseguir um ingresso muito mais fácil.
Rivalidade no futebol à parte, os brasileiros costumam ser bem recebidos na Argentina. Além de serem potenciais consumidores, representam a maior parte dos turistas em Buenos Aires, sendo que em 2018, 770 mil dos 2,7 milhões de turistas eram do Brasil. Então o povo argentino já está bem habituado à presença de brasileiros e estão sempre de braços abertos para nos receber.
Então se você planeja visitar Buenos Aires em breve, prepare-se para viver verdadeiras experiências inesquecíveis em um país rico em cultura, história e gastronomia.
Converse com um consultor Ativa Turismo e descubra roteiros incríveis para conhecer a capital argentina e outros destinos maravilhosos no país!