Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecido por sua natureza incomparável. O que mais chama a atenção são os protocolos de segurança em todas as atividades que envolvem o turista assinados pelo SGS – Sistema de Gestão de Segurança. A hotelaria, a gastronomia, as belezas naturais e a hospitalidade são a marca desse destino nacional com padrão internacional. Confira algumas dicas do momento para tornar sua viagem inesquecível.
Bonito foi fundada em 1948, e está situada à 297 km da capital Campo Grande (MS) e 1.185 kms de São Paulo capital. Com pouco mais de 21.000 habitantes, a cidade de Bonito tem seu principal foco econômico na agropecuária e ecoturismo, sendo considerada por muitas vezes o melhor destino de ecoturismo no Brasil. A vegetação se divide entre Cerrado e Mata Atlântica e tem como sua maior beleza natural as águas cristalinas que encantam a todos que tem a oportunidade de mergulhar em um dos rios que passam pela cidade. Além disso, grutas, trilhas, cachoeiras, balneários, rapel, mergulhos com cilindro em águas cheias de mistérios completam as muitas opções para quem adora superar seus limites e viver novas experiências.
Essa informação é relativa pois as duas principais características do clima em Bonito são as estações de seca e chuva, que refletem em diferentes condições do tempo.
A estação chuvosa em Bonito, acontece entre dezembro e março e coincide com o verão, época de calor intenso, cachoeiras estão mais cheias e a mata, mais verdinha mas há menos peixes nos rios por conta da piracema, o período de sua reprodução. Com chuvas intensas, alguns passeios podem ser desmarcados e a água dos rios fica mais turva.
A estação seca em Bonito, acontece entre os meses de maio e agosto (inverno). Essa é a época em que os rios estão mais cristalinos e com mais peixes, porém é também um período em que podem ocorrer queimadas, a temperatura da cidade cai e as águas estão mais geladas. É comum fazer calor durante o dia e frio durante a noite, por isso tenha roupas frescas e também agasalhos.
Quem viaja a Bonito não pode deixar de fazer ao menos uma flutuação, visitar um parque de cachoeiras e conhecer uma caverna — e recomendamos que você faça exatamente isso. São tantas as atividades, algumas mais radicais, outras mais contemplativas, mergulho, rappel, cachoeiras, trilhas, bird wathcing, flutuações…. e para conhecer as principais atrações seria necessário, ao menos, uma semana. É claro que nem sempre temos o tempo que desejamos disponível; por isso, atenha-se aos programas principais, os mais tradicionais, e àqueles que se encaixam melhor ao seu gosto. Quase todas as atrações ficam distantes da cidade, sendo sugerido a locação de um veículo.
Bonito possui agências do Banco do Brasil, do Bradesco, Caixa Econômica e Correios. Os gastos em restaurantes podem ser pagos com cartões de crédito e débito sem problemas. A cidade tem 3G e 4G, mas o sinal nas áreas rurais não é bom ou, às vezes, inexistente. Vá com o intuito de se desligar um pouco e conectar-se com a natureza.
– Não beba a água dos rios da região pois o magnésio e calcário podem ter efeito laxante.
– Quem viaja na alta temporada deve se programar para agendar tudo com muita antecedência, especialmente com a pandemia pois as visitações são sempre em pequenos grupos.
– Leve repelente e protetor solar na mala. O protetor não pode ser utilizado em alguns rios para não degradar o meio ambiente, mas em muitos passeios ele é imprescindível. Roupas frescas, calçados fechados (obrigatório em várias atividades), chapéu/boné e garrafa d’água também são itens que te ajudarão a aproveitar melhor os passeios. Uma sapatilha de mergulho ou sapato tipo Crocs também são muito úteis para realizar as atividades porque servem não apenas para as caminhadas como para os passeios que envolvem água.
– Quem estiver de carro e pretende chegar às atividades por conta própria, deve considerar que o tempo de deslocamento até as fazendas onde se faz as atividades nem sempre é curto ou rápido porque muitas estradas são de terra. O GPS ou Google Maps (modo off line) te ajudarão a se localizar e não se perder nas estradas.
– Bonito é um destino com bastante atividades na natureza, caminhadas, às vezes subidas e descidas. A cidade tem atividades para pessoas de todas as idades e vem ganhando força com o público da terceira idade, mas é importante entender que quem tem alguma limitação física provavelmente não conseguirá visitar todas as atrações. Algumas atrações possuem adaptações para atender cadeirantes.
Para quem deseja viajar com crianças é importante refletir se a criança consegue fazer pequenas trilhas e se gosta de brincar na água, por exemplo. Algumas atividades têm limite mínimo de 5 anos, outras de 7 anos de idade e outras atividades não têm limite de idade, como é o caso da flutuação no Rio Sucuri.
Viajar com crianças é possível sim e com certeza muitas delas adoram a possibilidade de conhecer tantas coisas novas, mas acreditamos que para a criança aproveitar melhor, o ideal seria viajar para a cidade a partir dos 5 ou 6 anos de idade.
Esse conteúdo foi compartilhado por Melhores Destinos