O Brasil é um país abençoado, um celeiro de belezas naturais e muitas delas protegidas através da criação de Parques Nacionais para que a natureza permaneça em suas melhores condições.
Os parques são geridos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com um trabalho intenso em busca da melhora da infraestrutura, segurança, preservação ambiental, aumentando significativamente o número de visitantes nos últimos anos. Confira um desses destinos que voce não pode deixar de conhecer:
A Chapada dos Veadeiros está localizada no noroeste do estado de Goiás em meio ao cerrado, distante 230 km de Brasília. É um paraíso cercado de cachoeiras e cânions, onde a força das quedas d’água presenteia os viajantes com revigorantes banhos de energia, para quem busca dias de descanso, contato intenso com a natureza e pouca complicação. A região tem como principais cidades de apoio, Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante, com estruturas simples mas que oferecem boa hospedagem, bons restaurantes e um povo muito acolhedor.
Os melhores meses para visitar a Chapada dos Veadeiros são abril, maio, junho e julho. Abril marca o final das chuvas e os meses seguintes terão clima seco, porém com vegetação abundante e cachoeiras repletas de água. Com o passar dos meses da seca, as cachoeiras perdem volume de água e já não estarão mais tão exuberantes. Apesar do período de chuvas ter cachoeiras lindíssimas, o volume de água aumenta o risco de cabeças d’água em diversas atrações, além de dificultar o trajeto em trilhas e estradas de terra. Na dúvida, melhor viajar na seca.
Um carro e muita disposição são fundamentais para circular pela Chapada dos Veadeiros. A região não é servida por transporte público e ficar sem automóvel limita bastante os roteiros. Nem todas as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são facilmente acessíveis por estrada asfaltada. Na verdade, a maioria tem acesso por estradas de terra e também trechos de trilhas. Prepare-se para trajetos longos de carro e, em alguns casos, alguns quilômetros de caminhada.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros conta com mais de 240 hectares de área localizada entre Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. E é no Parque Nacional onde estão alguns dos mais famosos roteiros de cachoeiras da região. A partir de lá, será possível percorrer a Trilha dos Saltos e Corredeiras, a Trilha dos Cânions e Cachoeira da Carioca, a Travessia das Sete Quedas e a recém-inaugurada Trilha do Carrossel.
A maioria das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros tem percurso autoguiado e não é necessário o acompanhamento de guias. Ainda assim, quem se sentir mais confortável com o auxílio de um profissional poderá contratá-lo para o passeio. Não se aventure sozinho em trilhas desconhecidas se não se sentir seguro para isso.
As estradas até as bases principais — Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante — são de boa qualidade. Entretanto, os caminhos até as cachoeiras são quase sempre por estradas de terra, algumas em péssimas condições (como a da Cachoeira Santa Bárbara). Ao viajar para a Chapada, tenha bastante cuidado para não sofrer acidentes ou danificar o veículo.
Protetor solar é item obrigatório na Chapada dos Veadeiros. O calor é intenso e muitas vezes haverá longa exposição ao sol. Previna-se também com roupas que tenham proteção contra raios UV. Protetor labial é importante principalmente no período da seca, quando a umidade está baixa e os lábios podem apresentar rachaduras. Durante a seca, beba muita água e mantenha-se hidratado.
Há sinal de celular na cidade de Alto Paraíso e na Vila de São Jorge, mas nem todas as operadoras funcionam bem. Já em locais mais remotos praticamente não há sinal. Caso precise resolver algum problema, não conte com a internet ou o telefone na Chapada dos Veadeiros. O serviço poderá estar indisponível.
Esse conteúdo foi compartilhado por Melhores Destinos