Portugal foi uma grande potência nos séculos XV e XVI, e seu ápice como tal, ocorreu durante as grandes navegações, quando expandiu seu domínio além-mar, deixando sua marca nos territórios colonizados. Esse período ainda hoje causa fascínio, pelo tanto que foi realizado e descoberto, considerando a quantidade de recursos disponíveis.
Se no passado eram os portugueses que iam a outras terras, agora é o momento de fazer o inverso e desembarcar por lá. Viajar para esse destino, em especial para nós brasileiros, é como visitar a casa de nossos antepassados. A familiaridade com o idioma, a hospitalidade dos portugueses, um clima fraterno que resultou de nossa história e muitas delícias culinárias que já incorporamos por aqui, são alguns dos ingredientes que tornam essa visita muito especial.
Lisboa é considerada uma das cidades europeias mais bonitas. Suas charmosas ruas, seus muitos prédios tombados com paredes de azulejos inconfundíveis que dividem espaço com construções modernas, criando uma mistura arquitetônica peculiar que narra com graça dois períodos distintos da história portuguesa, causam encanto a todos que por ali passam.
A vida cultural da cidade é efervescente – uma das mais intensas do país. Para os mais agitados, o Bairro Alto, com sua excelente oferta de bares é o destino. Já na região montanhosa, Alfama, estão as imperdíveis casas de Fado, a belíssima e emotiva tradicional música portuguesa.
Além disso, museus históricos e modernos, ótimos restaurantes, cafés e docerias divinas para passar bons momentos degustando um aperitivo, estão espalhados por toda a cidade.
Falando em comida, a face gastronômica da cidade conta com uma culinária eclética e de elevada qualidade, para todos os gostos. É possível encontrar diversas variantes na cozinha portuguesa. A base de sua culinária foi herdada dos romanos. Essa herança não se resumiu apenas em Portugal, mas em todo território ladeado pelo Mar Mediterrâneo. Foi por meio deles que o uso do azeite foi bastante difundido e hoje em dia é um ingrediente marcante e indispensável da culinária portuguesa.
Outro fator que enriqueceu sua culinária foi a incorporação de ingredientes de suas colônias, como a pimenta, canela, noz moscada e uma série de especiarias vindas do Oriente, graças às aventuras marítimas do passado. Por essa estreita relação com o mar, muitos dos principais itens da gastronomia são os peixes e mariscos, preparados de diversas formas. É só escolher a sua preferida e degustar.
Para os amantes de receitas mais tradicionais, uma das mais festejadas é a bacalhoada. Definitivamente é o prato português de maior sucesso, irresistível. Outras receitas que também fazem muito sucesso e compõe essa rica culinária são guisados, sopas e assados, entre muitas outras opções.
E como não podia deixar de ser, para acompanhar uma dessas belas receitas, nada melhor e mais indicado que um belo vinho produzido localmente. A harmonização perfeita torna qualquer refeição memorável.
Pensa que acabou? Até na sobremesa Portugal se destaca. A especialidade que tem o carimbo de autenticidade e que dá água na boca é o Pastel de Belém. A fama dessa receita que data do século XIX e é guardada a sete chaves, já ultrapassou fronteiras. Não deixe de desfrutar dessa delícia.
A sudeste de Lisboa fica a região do Alentejo. Contrapondo todas as opções cosmopolitas, aqui o tom é brando e se destacam as paisagens rurais, como as plantações de oliveiras (o azeite produzido ali é o mais popular do país), sempre presentes.
Se puder visitar essa singular região de Portugal, veja o que te aguarda em cada cidade que a compõe: na tranquila Portalegre, além da sua charmosa paisagem, você encontrará lindas construções de arquitetura barroca, castelos monumentais, como o Castelo de Marvão e sua vista única e de proporções estonteantes e ainda poderá ver de perto os tradicionais tapetes locais: belíssimos e famosos, sempre encantam os visitantes.
Já em Évora você encontrará uma enciclopédia a céu aberto. A arquitetura bem preservada e seus monumentos que remetem a diferentes épocas da história deram à cidade o título de Patrimônio da Humanidade. Alguns dos lugares mais procurados e imperdíveis são
o Templo Romano de Évora, situado no ponto mais alto da cidade, a Capela dos Ossos, com sua impactante frase de entrada: Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos e a Sé Catedral com suas belas abóbadas, pinturas maneiristas e revestimentos com azulejos setentistas.
Beja é outra região de riqueza histórica inestimável. Você vai encontrar relíquias deixadas pelo império Romano e da invasão árabe em diversos prédios e monumentos. A visita é de contemplação. Em cada canto da cidade há algo especial. Além, é claro, de seus museus, igrejas e do monumental Castelo de Beja.
Além da tradição histórica, em Alentejo a gastronomia guarda uma boa surpresa. Exalando simplicidade e excelente qualidade. Muitas receitas utilizam os produtos típicos da região, e por ser mais rural, itens como o porco, pão e diversas ervas aromáticas, são as bases de diversos pratos. Outro destaque são seus vinhos produzidos ali, que figuram entre os melhores do país e possuem fama internacional.
Integre-se a toda a serenidade que permeia essa região, permitindo-se saborear um deliciosa prato tradicional harmonizado com um bom vinho. O Alentejo proporciona essas experiências fascinantes e memoráveis e sem dúvidas é uma forma de conhecer o lado mais tradicional e autêntico de Portugal.
O nosso país-irmão tem muita história embrenhada em suas terras. Ter a chance de descobrir cada detalhe de Portugal por meio de sua culinária, arquitetura, cultura e população, não deixa de ser uma forma de entrar em contato também com um pouco do nosso passado.
Depois de conhecer melhor as diversas faces desse país, fica fácil entender o quão rica é a herança deixada por aqui.