Quando o assunto é férias de inverno, a neve na Argentina é um dos principais atrativos para fazer as malas. É hora de partir rumo a esse destino encantador da América do Sul e bastante conhecido dos brasileiros.
Nossos vizinhos possuem cidades turísticas incríveis para visitar durante o período de neve. A Argentina tem ainda oito estações de esqui com uma incrível infraestrutura, que ficam lotadas com o começo da temporada de inverno pela região.
Muito além das pistas de esportes radicais que abrem no período, a neve na Argentina ainda proporciona experiências com diversão garantida. Adultos viram crianças com brincadeiras em meio ao cenário branco e as cidades ficam ainda mais bonitas com neve por todas as partes.
As estações do ano no Brasil também correspondem às estações da Argentina. Por isso, escolher o período para a viagem fica mais fácil comparado a outros destinos.
O verão, por exemplo, está entre os meses de Dezembro e Fevereiro. A primavera e o outono estão entre Abril e Outubro. Já o inverno, período mais frio e seco, fica entre Junho e Setembro. E, para se deparar com a região rodeada de neve, a temporada começa por volta do dia 20 de Junho.
Portanto, programe-se para encontrar neve na Argentina nesses períodos e prepare as roupas mais quentinhas!
Para aproveitar a neve na Argentina, além dos oito famosos pontos de esqui, separamos quatro dos destinos de neve mais populares por lá. Confira!
Destino que costuma ser o primeiro contato com a neve entre os brasileiros! Bariloche (ou San Carlos de Bariloche), localizada na Província de Río Negro, está próxima à Cordilheira dos Andes e faz sucesso na alta temporada de inverno.
Por lá há muito o que fazer, além de apreciar os belíssimos cenários de montanhas de neve e sua arquitetura alemã e austríaca que encanta. A gastronomia local é bastante variada e conhecida pelas incríveis lojas de chocolate – geralmente, a principal lembrança de quem viaja a Bariloche.
Para agradar crianças e adultos, o destino conta com um dos maiores centros de esportes de neve da América do Sul, o Cerro Catedral, com grandes pistas para esqui e snowboard. Vale a pensa passar por lá para aproveitar ainda mais a neve na Argentina, entre tantas outras atrações!
Mais informações: www.catedralaltapatagonia.com
Há 82 km depois de Bariloche está a Villa La Angostura. Conhecida por ser uma versão mais tranquila do que a famosa Bariloche, a cidade é elegante e point de restaurantes bem frequentados tanto de dia quanto à noite.
Os cenários continuam belos em meio à natureza, como o lago Nahuel Huapi e outros parques naturais, ótimos para passear com a família e se encantar por cada detalhe.
A temporada de neve por lá é igualmente interessante e, por vezes, agrada ainda mais do que Bariloche, pois costuma ser mais tranquila, principalmente nas filas das atividades de neve.
O centro de esqui da região é o Cerro Bayo, com ótimos pistas e infraestrutura para os esportes dos amantes do frio! O melhor é que a estação também oferece teleféricos que passam pelas montanhas.
Mais informações: www.cerrobayo.com.ar
Se é neve na Argentina que você quer ver, pode ter certeza que encontrará em Ushuaia. A cidade está localizada na pontinha do continente, o mais próximo da Antártida e é conhecida como a “cidade do fim do mundo”. Ou seja, o frio está presente por praticamente todo o tempo. No verão, a temperatura não costuma passar dos 10º C.
Diferente do clima mais família, requintado e romântico das outras cidades com neve na Argentina, Ushuaia tem o clima típico de aventura na neve, o que possibilita os viajantes aproveitarem as paisagens cheia de montanhas, rios e lagos congelados, além de grandes geleiras.
Uma das atividades mais procuras está o trekking entre as incríveis paisagens de neve. Um desafio e tanto para os mais aventureiros! Sua pista mais famosa é o Cerro Castor, com mais de 20 pistas para prática do esqui e outros esportes de inverno.
Por isso, enquanto de dia é possível praticar esportes e fazer passeios de tirar o fôlego na neve, à noite é possível saborear a excelente gastronomia de Ushuaia, bastante requintada por peixes da região e frutos do mar, além de uma grande cartela de vinhos!
Mais informações: www.cerrocastor.com
Para enfrentar a temporada de neve na Argentina, algumas dicas da Ativa podem ajudar e muito na hora de fazer as malas.
❆ Veja com sua agência de viagem o período correto da viagem para encontrar neve e aproveitar os dias na Argentina.
❆ Com o período definido, esteja alerta com a temperatura e prepare as malas com roupas adequadas.
❆ Não se esqueça de que, se a ideia é praticar os esportes na neve, tenha em mente que além de roupas adequadas, você precisará de alguns equipamentos que podem ser encontrados no destino!
❆ Se você não leva jeito para esportes, mas quer se aventurar – o que é ótimo! – tenha um seguro viagem.
❆ Verifique a cotação das moedas. Na Argentina, a moeda oficial é o Peso Argentino.
Agora que você já tem ideia de como aproveitar a neve na Argentina, confira nossos pacotes e escolha a opção que mais combine com você.