Você não vai acreditar no que o Sul da França ainda tem para te mostrar.
Em dias de céu aberto, contemplar as belas paisagens do Sul da França que, apesar de vibrantes, tranquilizam o interior das pessoas, traz à tona uma gostosa sensação de gratidão ao coração dos visitantes que mergulham nesse horizonte.
A visita às regiões montanhosas entre Provence e Côte d’Azur, fica ainda mais charmosa (se é que isso é possível), de trem. A malha ferroviária é facilmente utilizada com o TGV (trem-bala francês) ou com as linhas de trem regionais. Com esse transporte, é possível passar por Avignon, Nîmes, Arles, Aix-en-Provence e muito mais, já curtindo o trajeto que é de uma beleza peculiar. São raros os casos como esse, onde a viagem já pode ser tão aproveitada durante o trajeto.
Essa adorável região é composta pelos Alpes franceses, o Ródano e o Mar Mediterrâneo. Os Alpes fazem fronteira com a Itália, e, estão divididos em departamentos: Alpes da Alta Provença, Altos Alpes, Alpes Marítimos, Bocas do Ródano, Var e Vaucluse. Desses, a montanha mais alta é Barre des Ecrins com 4.102 metros de altitude, que fica no departamento de Alto Alpes.
Todas as pequenas cidades da região Provençal têm um ar romano, contando um pouco da sua ligação histórica com a cidade italiana. Avignon por exemplo, foi sede papal no século 14, o que reforça até hoje a grande influência da Igreja Católica no local. Lá, é imprescindível visitar o vilarejo da Châteauneuf-du-Pape, para degustar um dos melhores vinhos produzidos na França.
Arles ainda guarda uma monumental Arena romana com um espaço de mais de 14 mil metros quadrados e capacidade para receber 20 mil pessoas. Todo mês de agosto, a cidade recebe visitantes para o famoso Festival Romano que traz apresentações com simulação de batalhas entre gladiadores. É uma incrível viagem no tempo!
Na vizinha Nîmes, o templo romano La Maison Carrée construído durante o Império Romano, há mais de 2 mil anos, é preservado com as mesmas características, desde seus primeiros tempos. É uma imponente construção para apreciação do público, tanto por fora como por dentro.
O Museu Granet Aix-en-Provence, enche os olhos dos aficionados por arte. Lá é possível se deleitar com obras de Matisse, Monet, Picasso, Van Gogh, entre outros. A grandiosa Montanha de Sainte-Victoire é fielmente retratada por Cézanne em mais de 400 de suas obras. A montanha pode ser admirada de vários pontos da cidade. Uma experiência e tanto: ver a montanha por seu olhar e também a representação do olhar de um dos grandes gênios da pintura.
Estar em Provence, além das históricas cidades romanas, oferece a chance de poder admirar os seus vastos e famosos campos de lavanda. Em todo canto você pode encontrar pequenos arbustos em tom lilás e perfume característico. Toda a terra provençal é propícia para esse plantio, mas se quer ver um campo cheio delas, a perder de vista, passe por Valensole, cidade que fica a 70 quilômetros de Aix-em-Provence.
Lá pode-se contemplar belas paisagens de grandes campos do plantio dessas flores, se perdendo nos pensamentos com tal admiração por presenciar tão grandiosa obra divina. Na época do verão, lá para o mês de julho, é mais fácil encontrar essa beleza que espalha seu perfume por toda a região.
Do latim, lavanda quer dizer “lavare”, e na antiguidade, os romanos da região a utilizavam para banhos e como perfume em suas roupas. Mas seu cultivo se desenvolveu mesmo, a partir do século XIX, na cidade de Grasse, hoje, conhecida mundialmente como a capital do perfume.
Além de ter uma oportunidade e tanto de conhecer sobre a história e cultura da região, de visualizar as paisagens mais cênicas da França, essa viagem ainda é um verdadeiro deleite ao paladar.
Provence é um lugar composto de aromas e sabores muito especiais. O incomparável azeite de oliva produzido na região e suas típicas ervas aromáticas são usados para temperar com identidade única os mais diversos alimentos. Em cada prato você notará, satisfeito, essa característica.
Uma das delícias a serem provadas é o molho aioli, outro grande conhecido. Preparado com azeite, alho e gemas cruas, ideal para grelhados, e combina bem com o vinho rosé, produzido no sul da França. Um item que não pode ficar de fora de suas degustações.
Outra opção é o famoso ratatouille – saboroso cozido com diversos legumes, entre eles o tomate, abobrinha, cebolas e outros, cai muito bem durante sua visita.
E claro, falando de França, há queijos típicos muito apreciados. Saboreados na baguete ou sozinhos, são bem servidos com aquele rosé especial de Provence.
Para variar um pouco a bebida, não deixe de saborear o clássico Pastis, bebida aromatizada com anis, que pode ser servida com água ou como aperitivo. Imperdível.
Estamos falando aqui das principais opções, que não podem ficar de fora de jeito nenhum, mas pode apostar que você irá se surpreender a cada dia com todas as opções deliciosas, tanto na gastronomia, quantos nas bebidas, que estarão à sua disposição. A França não decepciona.