Há mais de 400 templos espalhados pela capital tailandesa. Três deles são os mais famosos e recebem visitantes de todos os lugares do mundo: Wat Pra Kaew, Wat Arun e Wat Pho. Mas a questão é: quais outros templos valem a pena visitar e por quê? Onde eles estão? Para quem quer embarcar em uma viagem cultural, espiritual e religiosa, a Tailândia é o destino perfeito. A Ativa Turismo embarca junto com você nos 5 templos imperdíveis para visitar em Bangkok.
Lembre-se apenas de levar sua câmera, usar calças compridas e leves, uma camiseta que cubra seus ombros e sapatos adequados, pois alguns templos não permitem chinelos. Beber muita água e usar um chapéu ou boné também é essencial, pois o clima e temperatura na Tailândia é quente. Feito isso, é só aproveitar bastante esse destino tão incrível!
Wat Phra Kaew ou o Templo do Buda de Esmeralda é considerado o mais importante templo budista na Tailândia. Localizado no centro histórico de Bangkok, dentro do Grande Palácio, ele consagra Phra Kaew Morakot (o Buda de Esmeralda), a imagem está esculpida em um único bloco de jade.
Erguido no alto, ninguém pode chegar e tirar foto do Buda de Esmeralda, exceto o rei. Um manto, mudado três vezes por ano, cobre a estátua. Esse ritual de mudança das vestes é realizado apenas pelo rei para trazer boa sorte ao país durante cada estação. O templo do Buda de Esmeralda atrai milhares de visitantes por ser lindamente decorado e trazer uma grande sensação de paz.
Se há um lugar imperdível para visitar em Bangkok, é o deslumbrante e espetacular Grande Palácio, ponto mais famoso da cidade. Construído em 1782 – e por 150 anos foi a casa do rei tailandês, a corte real e a sede administrativa do governo – o Grande Palácio de Bangkok continua impressionando com sua bela arquitetura e riqueza de detalhes, tudo de que é uma orgulhosa saudação à criatividade e artesanato do povo tailandês. Dentro de suas imponentes paredes também ficavam o ministério de guerra da Tailândia, os departamentos do Estado e até a casa da moeda. Hoje, o complexo continua sendo o coração espiritual tailandês.
Wat Pho (o Templo do Buda Reclinado) está localizado atrás do Templo do Buda de Esmeralda e também é uma parada obrigatória para qualquer visitante de primeira viagem em Bangkok. É um dos maiores complexos de templos da cidade e famoso pelo seu gigantesco Buda reclinado, que mede 46 metros de comprimento e é coberto por folhas de ouro.
É um trajeto fácil de chegar, podendo ser feito em caminhada 10 minutos do Grande Palácio. A experiência nesse templo tende a ser muito preciosa. Ele é um ótimo lugar para receber uma massagem tradicional tailandesa. Wat Pho é considerada a principal escola de massagem na Tailândia, então, lá você realmente está em boas mãos.
Desde dezembro de 2012, a entrada para o templo custa 100 baht e a visita pode ser feita em qualquer horário entre às 8h e 17h. Para entrar, você precisará tirar os sapatos e, se quiser um pouco de sorte, recomendamos comprar uma tigela de moedas na entrada do templo, que podem ser jogadas nas 108 taças de bronze que cobrem o comprimento das paredes. Mesmo que seus desejos não se realizem, o dinheiro ajuda os monges a renovar e preservar Wat Pho.
Por lá, todos os visitantes devem usar roupas apropriadas, isso significa que ombros ou pele acima do joelho não podem ser expostos.
Wat Arun está situado na margem do rio Chao Phraya e é um dos templos mais impressionantes em Bangkok, não só por causa da sua localização ribeirinha, mas também porque o design é muito diferente dos outros que você pode visitar na cidade. Wat Arun fica do lado oposto de Wat Pho, mesmo assim, é muito fácil de chegar. A entrada no templo custa 100 baht e fica aberta diariamente das 8h30 às 17h30.
Recomendamos passar pelo menos uma hora visitando o templo. Embora seja conhecido como o Templo do Amanhecer, a vista do pôr do sol de lá é deslumbrante. Mas, o horário mais tranquilo para visitar é de manhã, antes da multidão. Por causa da beleza de sua arquitetura e do artesanato, não é de estranhar que o Wat Arun seja considerado por muitos como um dos mais belos templos da Tailândia.
O templo tem uma torre imponente com mais de 70 metros de altura, lindamente decorada com pequenos pedaços de vidro colorido e porcelana chinesa. Embora Wat Arun seja muito popular para os turistas, é também um importante local para cultos budistas. Certifique-se de se vestir adequadamente ou alugue um traje perto da entrada.
Wat Saket, popularmente conhecido como o Monte Dourado, recebe fiéis budistas durante todo o ano. O templo também abriga uma feira anual em novembro, que dura uma semana. O lugar apresenta muitas árvores e monumentos budistas, como a capela principal, o salão e uma biblioteca.
Construído sobre uma colina artificial, o Monte Dourado é o ponto mais conhecido do templo e é um local sagrado. Para chegar ao topo, é preciso subir uns 300 degraus. O caminho é bem pavimentado e a subida é relativamente fácil. Antes de começar a subida, você encontrará um cemitério incomum construído na base do Monte Dourado, que serviu como crematório da capital e depósito de cerca de 60.000 vítimas da peste.
Aproximando-se do topo da colina, você será recebido por uma parede de sinos e poderá contemplar uma vista panorâmica da histórica Bangkok.
Localizado no final da Yaowarat Road de Chinatown, perto da estação de trem de Hualampong, o Wat Traimit abriga o maior Buda de ouro maciço do mundo, medindo quase cinco metros de altura e pesando cinco toneladas e meia. No passado, os artesãos produziam os budas em ouro e os escondiam dos exércitos invasores com uma camada de gesso.
O Buda de Wat Traimit foi descoberto acidentalmente, quando foi derrubado ao ser movido, revelando toda sua estrutura dourada. Mas as peças de gesso ainda são exibidas aos visitantes.
A Tailândia é um país que proporciona experiências incríveis e paisagens de tirar o fôlego. Com a Ativa Turismo, você pode desvendar novas culturas de forma personalizada, tornando a viagem ainda mais inesquecível.